Flexibilidade Cognitiva e Autismo 2: Estratégias
Dando continuidade ao nosso tema do post anterior, agora apresento algumas estratégias e recursos os quais podemos lancar mão para trabalhamos os desafios do "PENSAMENTO FLEXIVEL NO TEA"
1. Explique o que está acontecendo :comportamentos rígidos muitas vezes são resultado de não entender o mundo ao seu redor – especialmente normas sociais e as intenções e perspectivas de outras pessoas. Explique explicitamente situações, expectativas ou ações de outras pessoas para ajudar a entender.
2. Uso de calendario: anote aniversários, feriados, dias em que não há escola, compromissos, etc. verificar o calendário todas as manhãs para ver se algo diferente está acontecendo. Se fizer perguntas sobre quando os eventos estão chegando, encaminhe-o para o calendário para verificar.
3. Crie um quadro de mudança :situações e mudanças que não podem ser previstas e registradas em um calendário. Registo qualquer coisa acontecendo naquele dia que está fora da rotina regular. verificar o quadro de mudança todos os dias junto com o calendário. Deixe a placa em branco a menos que haja uma mudança na rotina.
4. Incentivar o pensamento flexível com jogos: classifique objetos mudando regras, como primeiro classificar por cor, em seguida, misturá-los de volta e pedir-lhes para re-classificar .
5. Cenários Hipotéticos: arrumar as malas para um passeio na praia e um passeio no sitio… precisa de roupas e objetos diferentes !
6. Fazer tarefas diárias em sequencias diferentes: Introduza mudanças lentamente .Dar opções de escolha sentir mais no controle e ajudar com a ansiedade
Lembrando que um desafio no pensamento flexível pode levar a comportamentos inesperados, colapsos, ansiedade e necessidade de controlar todas as situações para corresponder às suas expectativas. Fique atento as próximas dicas e estratégias !!!!