Desenvolvimento de jogos de acordo com a idade
Sabe-se que aprender a brincar e a jogar são habilidades essenciais ao desenvolvimento. Importante termos em mente os marcos esperados para cada tipo de jogo e como podemos estimular e desenvolver essas habilidades em pessoas com TEA.
Os jogos cooperativos são jogos para compartilhar, unir grupo e propor novos objetivos, ensinando a quem joga a jogar com os outros e não contra. Enxergar o outro como parceiro, e em que todos ganham ou todos perdem.
Suas regras são flexíveis e a ênfase do aprendizado está no PROCESSO e não no RESULTADO. Incentivam a criatividade e a Resolução de Problemas, ajudam a vencer desafios e alcançar objetivos.
0-6/8 meses: jogos de exploração corporal, sensorial e afetivos.
8-12 meses : jogos para explorar objetos, sensações, movimento e o mundo social. Brincadeiras de rolar e combinações. No final dessa etapa,primeiros jogos de causa-efeito.
12- 18 meses: brincar com objetos e brinquedos que possam ser jogados ao chao, para descoberta da permanência dos objetos, as características físicas e suas funcoes, bem como a funcao causa-efeito. Interesse por contos e álbum de fotos.
18- 24 meses: jogos/brinquedos para testar suas habilidades motoras e causa-efeito instrumental. Ao final dessa etapa, dá-se o início do jogo simbólico (dar de comer a boneca) e jogos criativos (pinturas, construções...)
24- 30 meses : jogos de habilidades motoras com bolas, jogos simbólicos (usa uma caixa como carro) e jogos de construção/ criação (legos). Preferência por imitar as atividades de vida diária e por jogos que testem suas capacidades manipulativas e visuomotoras (quebra-cabeças ).
30-36 meses : jogos simbólicos e jogos de construção/ criação. Tentativas de fazer as coisas sem ajuda. Segue o jogo motor porem intensifica as atividades manipulativas e investigação e curiosidade do mundo que os rodeia com mais atividades simbólicas e criativas.
03-06 anos: jogos simbólicos com funcoes divididas aos envolvidos, jogos de criação e primeiros jogos com regras. Preferência por brincar com outras criancas e representar diversas situações e personagens, jogos de tabuleiro e jogos de competição física. Se inicia o jogo cooperativo. Desenhos, contos, literaturas...