DIR/FLOORTIME- Capacidade 6
Capacidade 6: pensamento lógico e construção de pontes entre ideias
Uma vez que as crianças são mais consistentemente reguladas, engajadas, interagindo, socialmente resolvendo problemas e criando ideias emocionais, começamos a ver conexões se formando entre as ilhas de ideias que elas têm na capacidade 5.
Na capacidade 6, as idéias significativas da capacidade 5 estão interligadas . Em crianças com desenvolvimento típico, esse estágio começa dos 30- 42 meses de idade.
Crianças típicas podem saber e expressar que querem fazer algo por algum motivo, como querer sair para brincar. Eles podem responder a perguntas : quem, o quê, quando, onde .
Com essa capacidade, as crianças agora entendem que um evento pode levar a outro através do tempo e do espaço.
As crianças também podem distinguir entre o que está dentro delas, como fantasias, e realidade.
Para crianças com desafios de desenvolvimento, normalmente podemos ver palavras ou scripts memorizados, uso aleatório ou irreal de ideias e comportamentos que podem parecer irracionais para nós.
Mais uma vez, para estimular na capacidade 6, gostaríamos de ver se a criança está "consolidando" em todos os cinco estágios anteriores primeiro. E, novamente, podemos ver ilhas de capacidade 6, apesar da criança operar em capacidades anteriores na maior parte do tempo .
Nosso objetivo é "tampar" as lacunas dos estágios iniciais de desenvolvimento. Essas seis primeiras capacidades são tipicamente dominadas por crianças com desenvolvimento típico por volta dos 4-5 anos de idade antes de começarem a escola.
Em crianças com desafios de desenvolvimento, pode demorar muito mais tempo. Você pode fazer grandes avanços usando DIR / Floortime para apoiar a crianca nesses estágios de desenvolvimento.
Referencia: Engaging Autism- Usando a abordagem Floortime para ajudar as crianças Relacionar, comunicar e pensar
STANLEY I. Greenspan, MD SERENA WIEDER, PH.D
16Renata Alencar Ponte, Luana Castro Profe e outras 14 pessoas
5 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar