DIR/Floortime- Capacidade 5
Capacidade 5: Usando símbolos e criando ideias emocionais
Na Capacidade 5 crianças começam a se envolver em brincadeiras simbólicas e mostrar sua imaginação. Eles interagem com seus cuidadores e pares em encenações porque entendem símbolos.
Vemos sua criatividade emergir à medida que compartilham novas ideias.
Em crianças com desenvolvimento típico, essa etapa começa dos 18 aos 30 meses de idade. Esta etapa pode ser bastante desafiadora para as crianças dentro do espectro do autismo.
É importante que o uso da linguagem seja funcional, diferente de crianças que recitam linguagem que memorizaram sem transmitir significado.
Eles têm dificuldade em associar necessidades e emoções a ações e palavras.
É comum no DIR/Floortime ouvir que as crianças mostram "ilhas" de capacidades. Assim, uma criança pode ter ilhas de ideias ou fingir brincar, mas há muitas lacunas nos estágios iniciais do desenvolvimento.
O objetivo é continuar apoiando as fases anteriores apoiando a capacidade da criança de estar à vontade e assistir, de se engajar e se relacionar, apoiando o vai e vem até que você possa manter os círculos de comunicação e resolver um problema juntos.
Ou seja, não deve-se trabalhar na Capacidade 5 com uma criança se as quatro primeiras capacidades ainda não estivessem presentes porque ainda não estariam prontas para o jogo simbólico.
O objetivo deste desafio será ampliar os temas emocionais nas interações e brincadeiras da criança. Praticar a expansão dessa faixa emocional prepara as crianças para o pensamento emocional no FEDC 6.
Referencia: Engaging Autism- Usando a abordagem Floortime para ajudar as crianças Relacionar, comunicar e pensar
STANLEY I. Greenspan, MD SERENA WIEDER, PH.D