Como atuar no "Ciclo dos Colapsos": etapa calma
Às vezes, quando as crianças ficam extremamente sobrecarregadas ou experimentam sobrecarga sensorial, elas têm um colapso onde perdem o controle sobre seus comportamentos.
Crises não são brincadeira, e também não são "acessos de raiva.” Um colapso pode parecer imprevisível e incluir comportamento agressivo ou destrutivo.
É muito diferente de um acesso de raiva, porque a criança não está no controle de si mesma durante a explosão. Então, saber como prevenir os colapsos, que muitas vezes acontecem nas pessoas com TEA, proativamente, é uma abordagem mais bem sucedida do que a desescalada.
Embora os colapsos possam parecer imprevisíveis, ou como acontecem do nada, há um padrão claro que acontece antes, depois e durante um colapso: “ciclo de escalada”.
E importante nos familiarizar-mos com cada uma das etapas e as diferentes estratégias de atuação para cada etapa .
Para ter sucesso na prevenção de colapsos, você deve ser capaz de:
Identificar sinais de alerta precoces e saiba como intervir
Identificar fatores ambientais que podem desencadear colapsos e entender como manipulá-los
Planejar e ensinar comportamentos de substituição que comunicam mais efetivamente as necessidades do momento.
A taxa de sucesso da prevenção é muito maior do que a de desescalada.
Estratégias para a etapa da Calma – Tempo de Prevenção
Quando seu filho está calmo, você deve sempre se concentrar em evitar colapsos, pois ele segue direções, ignora distrações, aceita elogios e feedback. Estar calmo é o estado ideal.
Dê ao seu filho oportunidades de ser bem sucedido.
Durante esse tempo é a oportunidade perfeita para comunicar expectativas positivas porque seu filho é receptivo. Você precisa ensinar e praticar habilidades de enfrentamento e estratégias de comportamento com seu filho enquanto eles estão calmos.
As crianças não podem aprender a se autorregular quando já estão angustiadas.
1. Atividades de relaxamento
Use cores de lâmpadas calmantes no ambiente
Mindfulness
Respiração profunda
Yoga kids
É essencial praticar essas atividades muitas vezes quando seu filho está calmo para que quando eles ficam chateados, você pode levá-los a fazer sua respiração, então, também. Você não pode ensinar técnicas de calmaria ao seu filho no meio do colapso.
2. Acomodaçoes sensoriais
Tenha conhecimento do padrão sensorial de seu filho bem como da regulação sensorial. Isso é feito identificando gatilhos e ações calmantes. Por exemplo, se os ruídos altos forem um gatilho, tenha um espaço silencioso para seu filho ou tenha sempre por perto os abafadores de ruído.
Pausas regulares para atividades sensoriais ajudam a evitar colapsos. (vide post sobre “pausas cerebrais”). Intervalos curtos, mas frequentes de atividades sensoriais, são mais eficazes.
Cantinho sensorial: um local de referência em casa para se manter calmo e seguro
Materiais para acomodacoes: mordedores, lap pad, colete proprioceptivo, pesinhos, manipuláveis, etc
3. Previsibilidade
Crianças com autismo preferem ter uma agenda planejada ao invés de surpresas contínuas ao longo do dia. Crie um cronograma, para que seu filho saiba o que esperar – isso pode ser visual, ou uma lista escrita, dependendo do indivíduo.
Tenha um sinal pré-planejado que seu filho pode lhe dar para comunicar que eles estão em uma situação tensa ou estressante.