Estratégias para acalmar o sistema nervoso e a mente
Se você está se sentindo mais ansioso do que o habitual nos dias de hoje devido ao COVID-19, não está sozinho. Essas seis estratégias práticas ajudarão você a combater seu pânico.
A pandemia de coronavírus coloca todos nós diante de mais estresse e incerteza do que o habitual. Há muitas idéias práticas sendo compartilhadas sobre a prevenção da disseminação do COVID-19, mas pouca discussão sobre o que fazer com nossos sentimentos de desconforto durante esse período.
É importante saber que, se você estiver se sentindo preocupado, ansioso ou sobrecarregado com o COVID-19, isso significa que seu corpo está fazendo exatamente o que deve estar fazendo para mantê-lo seguro.
Há coisas que podemos fazer para sentir que estamos no controle desses sentimentos, em vez de esses sentimentos estarem no controle de nós - isso é conhecido como regular o sistema nervoso.
Aprender a ativar o nervo vago pode nos ajudar quando nos sentimos preocupados, estressados, sobrecarregados ou em pânico.
É importante lembrar que o objetivo não é sentir-se relaxado, mas estar conectado e regulado, para que, quando houver um caos ao nosso redor, possamos encontrar nosso próprio senso interno de segurança, que podemos levar conosco aonde quer que vamos. O nervo vago, tem um papel fundamental na regulação do sistema nervoso que nosso corpo usa para se sentir seguro.
Fonte da imagem:evoluirbh.com.br
Vamos explorar algumas maneiras pelas quais podemos permanecer regulados durante esse período.
A lista a seguir é baseada no trabalho de Stephen Porgese Polyvagal Theory (Teoria Polivagal), um tópico que merece seu próprio artigo.
1- Respire fundo e profundamente
Certifique-se de prolongar a respiração expiratória para ativar realmente o nervo vago. Você pode tentar inspirar por dois tempos, expirar por quatro tempos.
Quando você começa a notar seus ombros caírem e sua respiração se aprofundar, pode começar a inspirar e expirar em contagens iguais, por exemplo, inspirando por dois, expirando por dois.
2- Jogue água fria no rosto
Salpicos de água fria na parte inferior do queixo até o topo da cabeça. A temperatura fria é eficaz para estimular o nervo vago. Você pode até tomar um banho frio se estiver se sentindo particularmente sobrecarregado ou beber um copo de água gelada.
3- Gargarejo
O nervo vago ativa os músculos da parte de trás da garganta que permitem gargarejar. Quando você gargareja, esses músculos são contraídos, o que ativa o nervo vago e estimula o trato gastrointestinal.
Não consegue gargarejar? Tente cantarolar, cantar ou cantar muito alto sua música favorita.
4- Abraço de borboleta
Dê a si mesmo um abraço de borboleta. Você pode fazer isso abraçando-o em um belo abraço apertado, para que cada mão toque o ombro. Você pode começar a mover as mãos como as asas de uma borboleta, esfregando as mãos para cima e para baixo nos braços.
Fonte da imagem:megacurioso.com.br
5- Dançar
Mover o corpo de qualquer maneira é uma maneira muito eficaz de ativar o nervo vago e criar uma sensação de segurança dentro do sistema nervoso. Um momento de dança em família pode ser uma ótima maneira de começar o dia!
6- Nome aos sentimentos e emoções
Nomear sua experiência em voz alta, como: "Estou com medo / confuso / sobrecarregado" é uma ótima maneira de fornecer uma sensação de segurança ao seu sistema nervoso.
Você pode estar experimentando muitos sentimentos diferentes no momento. Alguns desses sentimentos podem incluir uma sensação de opressão, estresse, ansiedade, confusão, depressão ou talvez até pânico.
É importante reconhecer esses sentimentos, pois eles são a maneira de o seu corpo informar que há uma ameaça no ambiente.
No entanto, você não precisa ser controlado por esses sentimentos e, através das técnicas acima, pode começar a se sentir capaz de regular seu sistema nervoso, o que ajudará a regular as pessoas ao seu redor.
Fonte: https://www.bodyandsoul.com.au/mind-body/wellbeing/6-psychologistapproved-hacks-for-calming-your-nervous-system-and-mind/news-story/4d9d9e977c369ef471684f3508b3401c